YRERÊ E OS SETE SACIS

YRERÊ E OS SETE SACIS
PRÉ-VENDA

O LIVRO


PORQUE RECONTA UMA HISTÓRIA?


                      "O famoso conto-de-fada intitulado Branca de Neve e os Sete Anões é uma das histórias mais renomadas entre as que foram selecionadas pelos Irmãos Grimm
                   
               Jacob e Wilhelm Grimm devotaram suas vidas à coleta e à conversão de contos infantis até então preservados e transmitidos oralmente, à linguagem escrita. Eles são os responsáveis pela magia que, ao longo de várias gerações, arrebatou a alma de crianças de todo o Planeta. 

                  Os Irmãos Grimm, como se tornaram conhecidos, colheram lendas e histórias folclóricas de todas as regiões e as legaram à posteridade. Estas histórias têm em comum seu caráter fantástico e maravilhoso.

               Em seus contos é sempre possível encontrar uma essência edificante, a qual pode ser deduzida das jornadas vivenciadas pelos heróis e das punições sofridas pelos vilões. Desenrola-se constantemente um embate entre o bem, recompensado todo o tempo, e o mal, frequentemente reprimido. 
                    Nestas histórias o feminino pode tanto ser sinônimo da luz, do amor, quanto provocar o aparecimento das sombras, personificadas pelas atitudes traiçoeiras e pelos estratagemas tecidos ardilosamente". (fonte: Ana Lúcia Santana, site www.qdivertido.com.br).
               
                     "Branca de Neve e os Sete Anões não é uma história criada pela Disney, que adaptou o conto de fadas dos irmãos Grimm e produziu o longa-metragem infantil de maior sucesso da história. 

                  Originalmente um conto adulto do folclore oral europeu, 'Branca de Neve' remonta a séculos de tradição, mesmo antes de os irmãos Grimm a registrarem pela primeira vez. 

Versões magníficas da história, que impressionam pela inventividade, lirismo e crueza, nos trazem o modo de pensar de diferentes povos e épocas, correndo a Europa desde o século XVI. Fugindo ocasionalmente das formas livres às quais pertenciam, apareceram na literatura em diversas ocasiões". 

               Seis dessas versões, inéditas em português, são retratadas no livro traduzidas e comentadas pelo prof. Alexandre Callari, em seu livro "Branca de Neve - Os Contos Clássicos", Editora Generalle, publicado em 2012.

               Então, considerando as premissas acima e, também, considerando que o folclore nacional é repleto de personagens fantásticos e nossa origem cultural é amplíssima e está firmada nas raças branca, negra e indígena e suas mais diversas miscigenações, que criei "Yrerê e os Sete Sacis", uma história clássica dos Irmãos Grimm com personagens do universo do folclore tupiniquim.

               Branca de Neve é retratada como uma índia, Yrerê, "com pele branca como Jacy, a Lua", o que a torna discriminada pela sua tribo.

                  Os sete anões são retratados como os sete sacis do nosso rico folclore, mas não são os sacis "tradicionais" estes são também "diferentes" por algumas peculiaridades que são retratadas no livro, como por exemplo, a cor da pele e a explicação da ausência de uma perna.

                    Enfim, convido o leitor de todas as idades para conhecerem uma nova versão para uma lendária história do folclore mundial.

                         Boa leitura!

                         O autor.